quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


Brasão da Família Pires

Pires ou Peres é um sobrenome português de origem patronímica, que quer dizer filho de Pêro ou Pedro. É um dos primeiros sobrenomes da história de Portugal. O primeiro relato que se tem notícia trata de Vímara Peres (Galiza, c. 820 – 873), senhor da guerra cristão da segunda metade do século IX do Nordeste da Península Ibérica. Vassalo do Reino das Astúrias, foi enviado, a mando de Afonso III das Astúrias, retomar o vale do Douro das mãos dos mouros, já que se afigurava uma linha de defesa fundamental para o pequeno reino cristão das Astúrias. Vímara foi um dos responsáveis pela repovoação da linha entre o Minho e Douro e, auxiliado por cavaleiros da região, pela ação de presúria do burgo de Portucale (Porto), que foi assim definitivamente conquistado aos muçulmanos no ano de 868. Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro conde de Portucale.

23 comentários:

  1. onde esta a maior parte da Família Pires ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é Camili V. Souza Pires e acho que sou da 3ª geração


      Excluir
    2. O meu nome é Mauro Pires, aqui em Évora, Portugal, somos muitos

      Excluir
    3. Eu sou de Tubarão, Santa Catarina, Brasil e me chamo Sandro Pires!!!

      Excluir
    4. Quer dizer ke os teus ancessores eram portugueses e povoaram essa terra do treceiro mundo

      Excluir
    5. Sou de Goiânia GO e me chamo Lanna Pires
      Este nome recebi do meu pai que é de Minas Gerais.

      Excluir
  2. Em Porto Belo e região tem muitos pires descendestes dos Pires do oeste de sc.

    ResponderExcluir
  3. Sou dos Pires de Cotia- SP/ Brasil. Até a geração de meu bisavô, que Deus o tenha, toda minha geração de antepassados e descendentes são daqui. Se alguém souber de alguma emigração de Portugal com destino a São Paulo - Brasil e posteriormente, de São Paulo para Cotia, me procure.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Também sou de Cotia/SP e meus ascendentes são Pires, como eu.

      Excluir
  4. Sou de Manaus Am Julio cezar r.pires

    ResponderExcluir
  5. Creio que Pires existam muitos, pois antigamente colocava-se o sobrenome que se queria nos filhos, não necessariamente fazendo menção à família ou ascendentes. Me chamo Erica Pires e sou de Curitiba - Paraná

    ResponderExcluir
  6. Me chamo Idelfonso Pires e sou do Ceará, sou da 4 Geração dos Pires, aqui no Ceará somos muitos e em várias cidades do estado. Minha avó chamava-se Odete Marques Pires e era filha de português.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Aqui mais um, Brasil - Nascido em São Paulo capital, morando em Marília interior de SP.

    ResponderExcluir
  9. Sou Douglas Pires, Rio de janeiro 😉

    ResponderExcluir
  10. Sou de São Sebastião do Caí RS e me chamo Joanira Seloi Pires

    ResponderExcluir
  11. Sou de Tocantins, minha família é pires, e está pelo Tocantins, Goiás, Pará e Pernambuco..... Todos os anos fazemos um encontro que reune todos os troncos da nossa família....

    ResponderExcluir
  12. Olá a todos os Pires , chamo me Tiago Pires, sou português e os meus avós são de trás os montes , de duas aldeias vizinhas que ficam perto da Galiza. Na aldeia do meu avô ,segundo as histórias que o pai dele ( meu bisavo) contou, a história da aldeia onde ele nasceu remonta a 4 familias fundadoras , uma delas os Pires. A irmã do meu avô é loira e acho que os avós deles também o eram, o cabelo loiro e olhos claros são associados a pessoas Nórdicas o que nos leva a crer que devemos ter alguma origem por lá. Eu quando nasci nasci loiro e depois o cabelo ficou castanho. Para além disso meu avô tem um irmão que emigrou para o Brasil quando era adolescente, e nunca mais ouviu falar dele. Haverá por aqui algum Pires, cujo antepassado remonta a um transmontano que tentou a sua sorte noutro continente e não conseguiu regressar? E pires com cabelos claros na infancia? Deixem vosso comentario :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Lanna Pires, nasci com cabelos brancos, e fiquei até uns 5 anos com os cabelos quase brancos, depois foram escurescendo e ficou castanho claro, olhos cor de mel, recebi este sobrenome do meu pais José Pires que nasceu em Minas Gerais.

      Excluir
  13. Olá, Tiago.
    Minha família é Pires, Gomes de Sá e Freire, de Portugal. Atualmente estão espalhados no nordeste brasileiro. Temos os traços físicos citados.
    Faço genealogia e queria saber mais detalhes dos nomes.
    Davi Gomes de Sá veio de Portugal.

    ResponderExcluir
  14. Sou do Paraná Piraquara Levo esse sobrenome com muito orgulho que herdei do meu Pai RAULINO PIRES DA SILVA ELE ME DISSE NUMA OCASIÃO QUE SEU AVÔ ERA DESCENDENTE DE PORTUGUESES (UMA VEZ SÓ MEU PAI ME LEVOU A BAHIA PRA CONHECER SUA MAE E SEUS IRMÃOS DEPOIS NUNCA MAS OS VI) MEU NOME É MÍRIAM PIRES.

    ResponderExcluir
  15. Sou Neuton Pires da Silva de Antonina Paraná

    ResponderExcluir